O casamento é um dos dias mais esperados pelos noivos; uma data na qual eles poderão oficializar a relação, iniciando, assim, uma família. Para o grande dia, um dos itens mais importantes, que deve ser pesquisado com bastante atenção, é o vestido de noiva, aquele que, além de lindo e capaz de refletir a beleza da noiva, irá transmitir toda a felicidade sentida durante a cerimônia.

O casamento é um evento que marca plenamente a vida das pessoas e, de acordo com alguns sociólogos e filósofos da história, ele está entre as instituições mais antigas do mundo, uma vez que o crescimento emocional, físico e espiritual ocorre por meio do contato direto com outros seres semelhantes.

Antigamente, a função do casamento - que ainda existe em alguns países - era a de conectar duas famílias e garantir a perpetuação de suas linhagens. Porém, hoje o evento é muito importante para expressar o amor que o casal sente um pelo outro, principalmente no ocidente, colocando o amor romântico como fator primordial.

Como a tradição do casamento é muito antiga na sociedade, o vestido de noiva passou por diversas transformações e tornou-se um dos destaques da celebração, já que continha detalhes especiais e, muitas vezes, heranças de família. Contudo, a cor branca nem sempre foi a preferida das noivas durante os séculos, sendo apenas decretada uma cor “oficial” após o casamento da rainha Vitoria, do Reino Unido, em 1840 - a primeira mulher da realeza a casar-se por amor.

De qualquer maneira, cada religião em diferentes partes do mundo tem suas próprias tradições de casamento. Nos Estados Unidos, por exemplo, é indicado usar algum item azul durante a celebração, pois as pessoas dizem que a cor é símbolo de prosperidade e alegria; já na Índia, as noivas apostam em unhas decoradas com desenhos feitos com hena, conhecidos como mehndi. Enquanto no Peru, a tradição é colocar fitas, mas apenas uma com um anel, nas camadas do bolo de casamento para que as mulheres presentes na festa as puxem; quem encontrar a aliança será a próxima a casar.



Encontre diversos modelos de vestidos de noiva

Na Feira da Noiva, você encontra diversos modelos de vestidos de noiva para que, assim, possa escolher o que melhor combina com a sua personalidade. Entre os principais modelos, estão vestido de noiva tomara que caia, vestido de noiva sereia, vestido de noiva reto, vestido de noiva de manga comprida, vestido de noiva curto ou longo, vestido de noiva com tule, vestido de noiva com corpete, vestido de noiva frente única e vestido de noiva princesa.

Ainda é possível escolher entre as mais diferentes cores: há o tradicional vestido de noiva branco, além de vermelho, azul, rosa, champanhe, nude, amarelo e preto. O vestido de noiva preto, aliás, já foi de uso obrigatório na Igreja Católica, na Espanha, no século XVI, uma vez que a cor significa seriedade. Também há opções de vestido evasê, plus size, romântico - ideal para quem vai casar de dia - e com diferentes tipos de bordados e aplicações.

Além disso, antes de escolher o modelo de vestido de noiva, é preciso lembrar que cada estação do ano pode influenciar a decisão. A primavera, por exemplo, é a estação mais romântica do ano. Dessa forma, uma boa opção é apostar em uma vestido de noiva mais feminino, delicado e cheio de rendas. Inclusive, nessa época, você pode investir nas estampas florais em algumas partes do vestido, como na barra ou na cintura.

Já no verão, uma dica é optar por tecidos mais leves por causa do forte calor, sendo uma boa alternativa comprar ou alugar um vestido com decote nas costas ou um vestido de noiva curto. Em casamentos realizados no inverno, é fundamental utilizar tecidos mais grossos e fechados que, além de manterem a noiva aquecida, são mais confortáveis para a época. No outono, o ideal é apostar em um vestido de noiva de manga longa ou com renda transparente, além do decote profundo, capaz de trazer ainda mais charme à noiva.

Descubra o modelo de vestido de casamento que se adequa melhor ao seu corpo

Antes de decidir qual será o vestido de noiva para o grande dia, é de extrema importância experimentar os modelos que mais chamaram a sua atenção para, então, descobrir aquele que combina mais com a sua personalidade e tipo físico.

Para isso, a Feira da Noiva, que ocorre todos os domingos na região do Bom Retiro, em São Paulo, conta com a melhor equipe de estilistas, responsáveis por transformar o seu sonho em realidade. Para elaborar um vestido de noiva ideal para o seu corpo, eles projetam o vestido por meio de esboços e amostras, importantes para que você decida qual é o seu estilo de vestido de noiva preferido.

Nessa etapa, também é possível escolher os tipos de pedrarias e detalhes que serão usados, bem como o bordado, o tecido e o forro; somente depois desta etapa a costureira inicia o corte do vestido, acrescentando à peça tudo o que foi solicitado, sempre contando com a disposição e a ajuda do estilista, que irá apontar quais são os tipos de bordados que combinam mais com a noiva e o vestido.

Após todos esses procedimentos, o vestido passará pela avaliação e aprovação da noiva, deixando o acabamento e os ajustes finais para alguns dias próximos à cerimônia. Com o vestido de noiva ideal, o seu grande dia será ainda mais marcante.