Até o século XI, os casamentos eram realizados como uma forma de selar a união de duas famílias com interesses econômicos e políticos. Naquela época, os pais dos noivos escolhiam com quem eles iriam se casar, independentemente da opinião dos filhos. A partir de 1140 com o Decreto de Graciano o consentimento dos noivos passou a fazer parte da tradição e a determinar a união dos casais. Apesar de ser uma medida pequena, o consentimento dos noivos foi o primeiro passo para o casamento por amor, como conhecemos atualmente no Ocidente.

Desde a criação do casamento como sacramento, as famílias dos noivos se preocupam em oferecer belíssimas festas aos convidados, repletas de detalhes especiais. Porém, quando os noivos começaram a decidir com quem iriam se casar, a celebração do casamento passou a ter maior significado. O amor e o afeto entre os noivos foram tidos como bem maior para a realização da aliança.

Em vista disso fica fácil entender por que ao longo dos anos o casamento cresceu em importância. Atualmente, a celebração da união dos casais é um dos eventos mais populares, sendo inclusive retratado em livros, filmes, novelas e músicas. Quem não se lembra de “Noiva em fuga” com a atriz Julia Roberts ou “O diário da princesa 2 – o casamento real” com a Anne Hathaway?



Noiva, se prepare

Para quem está pensando em se casar ou recebeu o pedido há pouco tempo, é importante lembrar de que a organização é fundamental. É ela quem irá nortear você durante todos os meses que irão anteceder o grande dia, além de ajudá-la a evitar esquecimento.

Se você tiver uma amiga que já tenha passado por essa situação, peça conselhos sobre como começar a se preparar. Todos os detalhes do casamento, como decoração, vestido e buffet, merecem atenção especial para que tudo saia perfeito.

Fazer uma lista de tudo o que precisa também é uma ótima forma de otimizar os preparativos e se organizar melhor. Anote tudo o que você precisará comprar e alugar, qual o valor do orçamento disponível e com base nisso veja quantos convidados poderá chamar. Como o casamento é um evento pessoal e importante, você não precisa convidar todos os colegas do trabalho e vizinhos do bairro. Muitas vezes, realizar um casamento para uma quantia razoável de pessoas permite que a festa seja mais confortável para todos.

Caso vocês queiram se casar na igreja que frequentam ou em alguma especial, confira as datas com bastante antecedência. Algumas igrejas têm fila de espera maior do que seis meses e, por isso, a data deve ser vista antes para garantir a cerimônia que deseja.

Lembre-se também de contratar um bom fotógrafo, para que vocês tenham um álbum profissional da cerimônia e da festa. Vale mais a pena contar com um profissional do que pedir para alguém que não sabe tirar as fotos. O casamento dos sonhos merece registros à altura, para que vocês possam se recordar com carinho dessa data e mostrar aos filhos no futuro.

Vestido de noiva

De todos os detalhes da festa, o que mais chama a atenção e o que mais exige dedicação das noivas é o vestido. Afinal, é com essa peça que a mulher irá selar a união mais importante da vida e se recordará para sempre.

Existem diversas opções de vestidos no mercado, desde os mais clássicos e populares, como os brancos rendados até peças em cores diferentes, que ajudam a deixar o visual mais pessoal e diferente. Para saber qual a melhor opção, se ainda não tiver ideia, o melhor é visitar lugares cheios de opção.

A Rua das Noivas, no Centro de São Paulo, é referência nacional quando o assunto é vestido de noiva. Nesse endereço, há diversas lojas que oferecem peças para todos os gostos e bolsos. Além dos vestidos disponíveis nas lojas, muitas delas ainda disponibilizam estilista e costureira, para que a noiva possa transformar as ideias em realidade.

No dia que for provar os vestidos, é importante ir com um calçado confortável, que permita longas caminhadas. Porém, vale levar um sapato alto, que seja no estilo que pretende usar no dia, para saber melhor o comprimento do vestido. Em vez de simplesmente provar a peça, faça alguns movimentos, ande e perceba se o vestido é cômodo. Lembre-se de que você precisa poder se divertir na festa à vontade!

Se possível, leve uma ou duas amigas para fazer companhia e ajudar você a perceber todos os detalhes das peças. Outra forma de otimizar a escolha do vestido é anotar todas as informações importantes e as lojas. Caso você tenha se interessado por dois vestidos da mesma cor, por exemplo, é válido observar o preço, se o corte valoriza o seu corpo e até se tem a ver com a festa.

O dia da noiva

O dia da noiva tem dois significados, que estão intimamente ligados. A data pode-se referir aos preparativos que antecedem a cerimônia, isto é, os cuidados no salão de beleza, assim como pode indicar o próprio casamento.

A entrada da noiva no salão ou na igreja é esperado por toda a família com bastante ansiedade. É talvez o momento mais emocionante do casamento, embora a festa também possa ter surpresas. Nessa hora, vale deixar a emoção rolar, pensar positivo e entrar sorridente para todos os convidados – inclusive o noivo. Aproveite: é o seu casamento. Depois de se envolver em cada detalhe da festa e se perguntar como seria esse dia, enfim, a festa do casamento chegou.