A tradição do casamento está sempre se reinventando. Principalmente através dos casais mais modernos, que trazem ideias cada vez mais criativas e inusitadas para esse momento tão especial. Entretanto, uma coisa que praticamente não muda é o traje do noivo. Ele é clássico e, em geral, transmite a elegância em escolhas que se destacam dos ternos comuns e chamam a atenção dos convidados. Entretanto, mesmo assim, é preciso ter cuidado para fazer a escolha certa e optar pelo melhor conjunto, evitando ficar destoante do resto dos convidados ou até mesmo da noiva.

As variações desse traje são inúmeras, com a possibilidade de focar em detalhes que conseguem dar ainda mais elegância e segurança para o noivo nesse dia tão especial. E se engana quem pensa que eles não se importam ou se preocupam com a escolha da roupa. Afinal, todo homem quer estar bem, sair bem nas fotos e lembrar com felicidade desse dia. Além de tudo, uma boa roupa também transmite mais segurança e confiança para chegar ao altar e concretizar essa união.

Em geral, as tradições foram padronizadas ao redor do mundo. Assim como os trajes, que acabaram se fixando em escolhas mais clássicas e habituais. No caso das noivas, o vestido branco e longo, com adornos e aplicações que o tornam ainda mais sofisticado. No caso dos homens, a principal escolha é o traje de gala. O fraque e a casaca são as melhores opções, geralmente indicadas para os casamentos mais tradicionais e realizados durante a noite. A roupa é cheia de detalhes e também um pouco mais pesada, o que faz com que ele seja também mais usado nos casamentos realizados nas épocas mais quentes.

Outra excelente opção, no caso de casamentos realizados durante o dia, é optar por um terno de bom corte. Vale a pena também investir em diferentes cores, para dar um toque mais leve e fresco. É o caso de ternos mais claros, como o creme, azul e cinza, que se adequam melhor a ocasiões durante o dia. Eles podem também ganhar um toque de modernidade na escolha dos tecidos, incluindo o algodão para os casamentos na praia ou no campo, por exemplo. Isso faz com que ele se adeque melhor ao horário e também transmita mais descontração para os convidados, criando um clima mais informal.

No caso do fraque e da opção de casar de maneira mais sofisticada, as principais escolhas são o preto, mais clássico, e o cinza escuro. Por serem bastante sóbrias e combinarem bem com qualquer ambiente e opção, esses dois são excelentes para ter uma escolha acertada e garantir que a pessoa esteja sempre elegante em qualquer tempo. A escolha deve ser feita também em paralelo ao estilo da noiva e as opções que ela selecionará para si. No caso de uma noiva que prefere um vestido mais elaborado e mais formal, é preciso também escolher o traje à altura para o homem.

As tradições também variam de país para país, com diferentes modos de se vestir para os homens. No caso de países do Oriente, como a Índia, os trajes tradicionais dão lugar ao terno, com roupas típicas e que mostram também a cultura e a elegância de cada região. Na Itália, por exemplo, a superstição diz que os homens deve levar um objeto de ferro no bolso durante toda a cerimônia para afastar os maus espíritos e dar sorte durante a jornada. Já na Coréia, por exemplo, a tradição é dar leves cacetadas no pé do noivo, com um pedaço de pau ou cano. Isso serve para dar sorte e também arrecadar dinheiro para ser usado na lua de mel. Cada parte do casamento, entretanto, tem um origem diferente na história. A tradição de jogar arroz veio da Ásia, como uma referência de prosperidade e fatura que esse alimento traz para seus povos. Por lá, o consumo de arroz é feito diariamente, o que fez com que ele se tornasse um símbolo de boa sorte.



Tipos de trajes para noivos

O fraque é basicamente um paletó que é mais curto na frente, mas possui o detalhe das pontas mais longas na parte de trás. Em geral, a diferença também é sentida na camisa usada com ele. Ela é mais rígida e possui também um desenho diferente, que pede uma gravata especial e adequada para essa combinação. Ela é mais clara que o resto do fraque, com a cor cinza e que pode ser também acetinada.

Outra opção excelente, encontrada na Feira da Noiva, são as casacas. Elas são parecidas com o fraque, por serem também mais curtas na parte frontal e apresentarem uma calda mais longa na parte de trás. Em geral na cor preta, as casacas são usadas obrigatoriamente com um colete na parte de dentro. Elas tem também um aspecto bastante formal, geralmente indicadas para casamentos realizados durante a noite após o jantar. A tradição é utilizar também a cor preta em todo o conjunto

Uma opção recente utilizada pelos noivos mais modernos são os ternos mais simples. Eles trazem um ar mais joviais e combinam mais com os noivos que preferem inovar e incluir o estilo na escolha do traje. As cores podem ser variadas, assim como as combinações de gravata e sapato. Vale a pena ficar de olho nas propostas e tendências recentes. Uma delas pode ser até mesmo incluir a gravata borboleta como opção, ao invés dos tradicionais nós. O mais importante é que tudo contribua para o noivo se sentir confortável e confiante para esse momento que é um dos mais importantes da vida.