A aparição da noiva no altar é um dos momentos mais marcantes do casamento, já que ela se arruma lindamente para ficar diante de seu noivo e dos convidados e pensa milimetricamente em cada detalhe do vestido. O mais incrível é que a peça sempre foi o foco durante toda a história das cerimônias.

O relato mais antigo sobre o uso do vestido de noiva é relacionado à Grécia Antiga e ao mito de Himeneu, o Deus do Casamento, que fazia parte de todas as cerimônias. As noivas deveriam entrar com uma tocha em homenagem à divindade e com o rosto coberto pelo véu para fugir de qualquer inveja ou cobiça. Caso esse processo fosse evitado e Himeneu não fosse evocado na noite de núpcias, haveria azar no relacionamento.

Já na Idade Média, prevaleciam os vestidos bordados para os casamentos da nobreza. Mas foi no século XIX que o vestido de noiva teve o seu simbolismo consagrado até hoje. O branco virou uma tendência nas cerimônias quando a rainha Vitória, do Reino Unido, escolheu um vestido desta cor com flores de laranjeira, que acabou se popularizando entre as mulheres da nobreza e da classe alta, enquanto a burguesia ainda preferia os vestidos coloridos pela praticidade de usá-los em outras ocasiões depois da cerimônia.

Em 1920, o branco se tornou padrão para todas as classes, quando a peça foi associada à pureza, sendo um símbolo de romantismo. Hoje em dia, mesmo que o vestido não seja branco, as mulheres costumam se casar com peças em escalas de cores parecidas, como o nude, o perolado, o gelo e o off-white.



Modelos de vestido de noiva 2 em 1

Um dos principais motivos para a escolha do modelo de vestido de noiva 2 em 1 é a liberdade de movimento depois da cerimônia. A noiva com certeza irá dançar e aproveitar a sua festa. Para evitar a compra de um segundo vestido e facilitar a transição da cerimônia para a festa, é possível encontrar um vestido curto com encaixe para uma saia longa removível.

O vestido longo tende a arrastar no chão durante grande parte da festa. Caso os convidados derrubem comidas e bebidas no chão, a barra do vestido pode ficar suja e há o risco de manchar a peça.

O famoso vestido princesa, ou popularmente chamado de “bolo”, é o mais indicado. Os modelos com saias carregadas de babados também são escolhidos para esconder o vestido curto que está por baixo.

Alugue ou compre seu vestido de noiva 2 em 1

A Feira da Noiva reúne o conceito e os produtos de diversas lojas da famosa Rua das Noivas em um evento com desfiles, comidas e música. Tudo o que você precisa saber sobre casamento estará lá, desde o buffet, o bolo e a decoração até o apoio de uma estilista na escolha do vestido.

Para eleger o vestido dos seus sonhos para compra ou aluguel, experimente alguns modelos e tire todas as suas dúvidas sobre o grande dia durante o evento. A Feira da Noiva é realizada todos os domingos no Espaço São Caetano Noivas, em São Paulo.