A importância do vestido de casamento não vem de hoje, mas desde o surgimento do próprio matrimônio. Relatos históricos apontam que essa peça já era destaque nas cerimônias da Antiga Grécia, quando teria surgido a tradição do vestido branco, que perdura até os dias atuais.

Porém, foi a partir do casamento da Rainha Vitória, em meados do século XIX, que o branco começou a ser visto como um costume a ser adotado nas cerimônias. Depois disso, as noivas mais ricas copiaram a ideia da rainha de se vestir de branco, até que a cor se tornou padrão em todo o Ocidente. Independentemente dos adereços e modelo, o vestido branco passou a significar pureza e romantismo, motivo pelo qual tantas mulheres se casaram – e ainda se casam - dessa forma.

Como toda tradição popular e costume, o vestido de noiva também sofreu mudanças e acompanhou o desejo dos noivos. Apesar de o branco ainda ser a cor mais popular, isso que não quer dizer que a noiva tenha que se casar nessa cor. Há outros modelos de vestidos, em tons claros e escuros, para quem quer tornar a celebração do casamento ainda mais especial.



Por que usar um Vestido de Casamento Azul?

O vestido de casamento azul pode ser usado por quem quer sair do tradicional branco e modernizar o look. Por estar disponível em várias tonalidades, o azul ainda oferece a opção de ser escolhido de acordo com a hora do casamento e o estilo da festa. Cerimônias realizadas durante o dia, por exemplo, podem ser acompanhadas de vestidos mais claros com acessórios minimalistas e discretos. Já as festas noturnas exigem brilho no vestido e joias especiais.

Cada cor transmite uma sensação e um sentimento. O azul está ligado à harmonia, à paz de espírito e à serenidade. Basta lembrar de que essa é a cor do céu e do mar, duas imensidões que trazem boas vibrações e deixam as pessoas felizes.

O azul é uma cor muito especial, que aparece inclusive nas histórias da Disney. Afinal, como é o vestido da Cinderela e da Branca de Neve? Embora o casamento seja uma circunstância diferente, é possível ter uma ideia do quanto essa tonalidade pode ser romântica e elegante a partir desses contos de fadas.

Por isso, o vestido de noiva azul é uma excelente opção para as mulheres cheias de personalidade, que não querem abrir mão da cor favorita nesse momento tão especial. O mercado já possui diversos modelos de vestidos nessa cor para quem quer celebrar a união com a tonalidade da paz de espírito.

Modelos de Vestido de Casamento Azul

Os vestidos de casamento azul podem ser encontrados nos mesmos modelos que os brancos, isto é, tomara-que-caia, com manga, calda sereia, entre outros. O importante nesse momento é reparar se a tonalidade da peça combina com o design, complementos e até o tipo de festa.

O tule, por exemplo, é um detalhe que deixa o vestido mais delicado e, por isso, fica mais bonito em peças claras, como o azul bebê. Para as cerimônias noturnas, um modelo que costuma chamar a atenção é o azul marinho com seda.

Como o azul já tem destaque sozinho, não é preciso caprichar tanto no sapato. Um modelo da mesma tonalidade do vestido, prata ou branco, se nesse caso, o vestido tiver detalhes, dá conta do recado e deixa o visual elegante. A maquiagem também pode ser neutra, sem detalhe azul ou outra tonalidade que destoe do resto. Lembre-se de que a peça azul é atraente por si só.

Os vestidos de noiva azul foram destaque em 2013, quando apareceram nos desfiles de Oscar de la Renta e Monique Lhuillier. Entretanto, a tendência é que essa ideia de vestido seja mais difundida daqui para frente, já que as noivas estão mais em busca de fugir do tradicional. Aliás, o azul tem se tornado popular por “trazer sorte ao casamento”, segundo acreditam.

Para quem quer vestir azul e ainda não tem ideia das possibilidades, uma dica é pesquisar os vestidos na Rua das Noivas e na Feira da Noiva, lugares focados nesse segmento. Nesses lugares, é possível trocar informações e tirar dúvidas com profissionais para escolher o tão sonhado vestido.