Ao longo do tempo se espalhou a tradição do casamento pelo mundo, alcançando culturas diferentes para representar um grande acontecimento na vida das pessoas. Até mesmo na Grécia Antiga já se tinha a ideia de que o casamento se trata de uma cerimônia para celebrar o começo de uma nova vida, uma vida a dois.

Foram os gregos que implementaram o conceito de que a aliança de casamento deveria ficar no dedo anelar da mão direita por acreditarem que uma veia deste dedo estava diretamente ligada ao coração. Eles também acreditavam que a noiva deveria usar, além do vestido branco, um véu para cobrir seu rosto e este a protegeria da cobiça de outros homens, inveja e mau olhado. Após a cerimônia, quando a noiva fosse levada para a casa do marido, o deus do casamento seria evocado para que o casal tivesse um bom matrimônio.

O tempo foi passando e as crenças sobre a tradição do casamento receberam influências de outras culturas e ganhando uma nova cara, diferenciando-se um pouco em cada país e em cada religião. Mesmo diante de tanta mudança sempre se manteve essa grande importância dada ao vestuário feminino e a magnitude da mulher sobre o matrimônio.

Nem sempre foi costume a noiva usar um vestido branco. Na Espanha, durante o século 16, por exemplo, a tradição era usar um vestido de noiva preto. Foi somente em meados do século 19, na Inglaterra, com o casamento da rainha Vitória e seu vestido de noiva que era um modelo de cetim branco que se tornou tendência usar um vestido de noiva branco.



Modelos de vestido de noiva com manga

Existem diversos modelos de vestidos de noivas que podem variar com cada estação do ano, no entanto ainda servem para atender às várias personalidades das mulheres. Há modelos para se encaixar em um estilo moderno, romântico, sofisticado, clássico ou muitos outros. Sem contar que, nos tempos atuais, muitas noivas preferem optar por vestidos em uma cor que foge do tradicional branco, sendo que cada cor tem um significado e a cor do vestido pode servir também para combinar e realçar com a beleza do local da cerimônia.

Há mais de um modelo de vestido de noiva com manga e o de manga comprida é um deles. Uma das maiores vantagens da manga comprida é que pode se adequar a todos os portes físicos. É uma manga que ajuda a dar maior discrição aos braços, suavizando as suas formas e ainda promover um tom elegante à noiva, principalmente quando essa é feita em um tecido de renda. A renda é um dos tecidos mais presentes nos vestidos de noiva devido a sua graciosidade e leveza. Aquelas que desejarem podem escolher por dar um pouco mais de destaque ao decote no vestido.

A manga comprida também é uma ótima opção para quem vai se casar durante o inverno ou outono, época em que, em muitas regiões, é comum as baixas temperaturas. Com um tecido mais grosso, a manga comprida no vestido de noiva irá ajudar a mantê-la bem aquecida ao longo de toda a festa.

Para épocas mais quentes, como verão e primavera, a manga 3/4 se assemelha muito a manga comprida, mas quando feito em um tecido mais leve, como a já citada renda, fica muito mais confortável e arejado para a noiva lidar com as altas temperaturas.

A manga curta também é muito versátil, pois consegue se enquadrar em qualquer modelo de vestido de noiva, seja ele de cintura marcada, reto com decote aberto na frente ou nas costas, rodado ou o que for. É ideal para quem procura um vestido que dê maior volume à região e ainda proporcione um estilo jovial ao vestido. As mangas curtas feitas em tecidos mais rígidos e firmes conseguem dar maior efeito de volume, enquanto tecidos mais leves e soltos possibilitam um volume mais sutil. O vestido com manga curta também pode ser combinado com luvas se a noiva gostar.

Para todas essas opções de manga, seja curta, longa ou 3/4, existe o modelo de vestido ombro a ombro. Ele remete ao clássico, como o vestido de cetim branco da rainha Vitória que era ombro a ombro, e agora voltou a ser tendência, sendo até a escolha entre várias famosas, como a princesa da Suécia.

Na maioria das vezes, os vestidos ombro a ombro apresentam decote reto. Quem tem tatuagem no colo e gosta de inovar, pode aproveitar esse modelo de vestido de noiva para deixar a tatuagem à mostra durante toda a cerimônia e festa. É um modelo de vestido que promove muita elegância à noiva, desde o seu caminhar ao noivo até o final da festa.

Se está procurando por vestidos de noiva com manga, irá encontrar na Feira da Noiva. Um evento que acontece todos os domingos, é possível conferir, além deste, os mais diversos de vestidos de noiva entre os vários modelos que existem, desde os mais diferentes e modernos até os clássicos e tradicionais. A Feira da Noiva reúne os vestidos das melhores lojas da Rua São Caetano, mais conhecida como Rua das Noivas da cidade de São Paulo.

E como cada noiva tem gostos diferentes, muita coisa irá variar na escolha da composição do seu casamento em geral, desde os docinhos da festa até a trilha sonora para a cerimônia. O evento também conta com a presença de empresas especializadas em serviços para fazer as festas de casamento para tratar de assuntos como buffet, convites, lembrancinhas, decoração, trilha sonora, alianças e muitos outros essenciais para tornar realidade o casamento dos sonhos.