Muito comum no exterior, o casamento durante o dia tem se tornado um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. A maioria dos eventos desse tipo ocorre ao ar livre, como ambientes campestres ou praianos, sendo mais comuns durante o verão, pelo clima agradável, ou ainda durante a primavera ou durante o outono, quando as chances de chover durante o dia são menores.

Além de guiar o estilo do casamento, o período diurno também tem influência direta na escolha do vestido de noiva. Não se deve, por exemplo, usar modelos com brilho ou com excesso de adornos, já que esses elementos são mais voltados para cerimônias realizadas durante a noite.

Em geral, os vestidos para casamentos diurnos valorizam o romantismo e trazem beleza e sofisticação na simplicidade dos modelos. É muito comum que as noivas fujam do branco tradicional nesse tipo de cerimônia, podendo utilizar tons como o gelo, off-white, rosê, marfim, bege e palha. A variação de cores depende também do ambiente e da luminosidade de que ele dispõe; as cores mais amareladas caem melhor em ambientes campestres excessivamente claros, enquanto os tons brancos ou acinzentados são perfeitos para casamentos realizados na praia.



Modelos de vestido de noiva para o dia

Os tecidos leves dominam as tendências dos vestidos de noiva para casamentos durante o dia. Um dos mais procurados é o musseline de seda, de natureza esvoaçante e que oferece um excelente caimento para diversos modelos. Sua textura é ideal para vestidos mais soltos, já que a saia assume uma aparência rodada e romântica ao mesmo tempo em que mantém a sua leveza e movimento. Além disso, o musseline é ideal para vestidos com mais babados ou com uma estrutura drapeada.

A renda é outro tecido bastante utilizado nos vestidos para o dia. Considerado por muitos o mais romântico dos tecidos, é bastante utilizado em vestidos leves, com transparências, ou em modelos mais encorpados. A renda é uma das melhores opções para modelos de cintura baixa, pois modela o corpo e ressalta a silhueta, e para modelos mais armados. A trama deve ser escolhida com cuidado, pois ela fundamental para o efeito final que o vestido irá exibir: se for mais solta, o vestido será mais leve e, se ela for mais tapada e pesada, o vestido terá um visual mais elaborado e rodado.

Quem deseja um vestido que combine sobriedade e elegância pode optar por um modelo confeccionado em seda, cuja textura produz um corte que se molda ao corpo e valoriza as medidas. Esse modelo é mais comum em casamentos feitos em ambientes internos, como igrejas salões, do que nas cerimônias ao ar livre, já que é mais formal que as demais opções de tecido. Para dar um toque mais especial a esse vestido, vale ainda optar por bordados em pérolas ou acessórios sofisticados.

Na hora de escolher o modelo ideal, é preciso considerar o local da cerimônia e o estilo que ela terá. Ainda que a tendência para esse tipo de casamento seja a escolha de vestidos mais leves e soltos, é possível ousar um pouco e se permitir algumas extravagâncias, que geralmente dizem respeito aos acessórios. Os casamentos ao ar livre permitem a utilização de chapéus, que são excelentes opções para um evento mais campestre. Nesse caso, é possível ainda escolher um vestido rendado e abraçar de vez o romantismo que a ocasião evoca.

Se a cerimônia for em um lugar aberto, vale a pena deixar de lado caudas exageradas e véus compridos, pois eles podem atrapalhar a circulação e a entrada da noiva. Nesse caso, o destaque pode vir por meio de acessórios mais chamativos, como itens de pérolas e outros adornos discretos, ou ainda por arranjos de cabelo – que pode ser uma coroa de flores, bastante cotada em casamentos diurnos – ou outras peças.

Alugue ou compre seu vestido de noiva para o dia aqui

Além de definir o modelo ideal, a noiva também deve escolher se quer comprar o vestido ou alugá-lo. A maioria das mulheres que opta pela compra aposta na ideia de que o vestido pode ser usado com mais liberdade – como ensaios em locais que podem deixar a peça suja, como lagos e praias, por exemplo – e na vantagem de poder alterá-lo e customizá-lo conforme necessário. Além disso, poder guardar a peça usada no dia do casamento é, com certeza, uma excelente recordação desse momento tão especial.

Já a opção de alugar o vestido é mais barata e tem a vantagem de exigir menos procedimentos em relação aos ajustes, já que a maioria deles é feito pela própria loja que faz a locação. Quem tem um prazo mais curto para escolher o vestido também pode preferir o aluguel, já que o vestido já está pronto para ser usado e não irá precisar de grandes reformas além dos ajustes básicos. Além disso, as noivas que não têm interesse ou lugar apropriado para guardar o vestido encontram nessa opção a possibilidade mais viável e econômica.

Para ajudar você a escolher o vestido de noiva ideal para seu casamento, a Feira da Noiva traz os modelos ideais para o seu estilo e para a sua cerimônia. Quem vai se casar durante o dia pode contar com uma ampla gama de modelos leves, discretos ou elaborados, românticos ou modernos. Para realizar o sonho do vestido de noiva ideal, a Feira oferece diferentes cores, estilos e modelos para que você encontre aquele que mais se adequa a tudo aquilo que você imaginou para seu grande dia!