A origem dos vestidos de noiva é antiga. O primeiro registro foi na Grécia Antiga, época em que as pessoas acreditavam em entidades da mitologia, como Himeneu, o Deus do Casamento. Segundo ele, a noiva que casava sem o vestido branco e o buquê teria má sorte no matrimônio.

Na mesma época, também surgiu o costume de a noiva permanecer à esquerda do noivo durante a cerimônia. Isto porque, se um animal ou qualquer outro inimigo aparecesse, ele poderia manusear a espada com o braço direito e, assim, protegê-la.

Na Idade Média, os bordados eram tendência, sendo aplicados em vestidos de diversos modelos, mas não havia uma cor predominante. As noivas faziam vestidos de tons diversificados, sem optarem apenas pelos mais claros, já que o vermelho era o mais usado na época.

Foi somente no começo do século XIX que a tradição do branco ganhou destaque, mas ainda assim não como conhecemos hoje. Tudo por conta da rainha Vitória, do Reino Unido, que criou moda após se casar com um vestido de cetim branco e flores de laranjeira. A notícia se espalhou e o modelo logo se tornou tendência nos casamentos da nobreza e entre as mulheres de classe mais alta.

Apesar disso, a moda do vestido branco, que existe até os dias atuais, foi firmada apenas na década de 1920. O modelo virou referência por representar a pureza e o ideal romântico que gira em torno da união do casal. A cor transformou-se em um padrão e ainda é vista nos desfiles mais famosos de moda.

As noivas, mesmo seguindo uma cor padrão, não aderiram a um modelo único. Por isso, atualmente, existem diversos tipos de vestidos, desde os mais clássicos até os mais modernos. Entre aqueles que estão em destaque, podemos citar o sereia, que dá um charme muito especial à noiva.



Os Modelos de Vestido de Noiva Tipo Sereia

O corte do vestido proporciona mais personalidade ao visual, por isso, mais do que os detalhes, o caimento no corpo é um dos aspectos mais visados na hora de escolher um modelo. Um dos mais cobiçados pelas mulheres do Brasil e do mundo é o vestido de noiva sereia.

Sua cauda traz um recorte único, perfeita para quem quer inovar e impressionar todos os convidados. É importante lembrar que o sereia e o semi-sereia são bem diferentes. Enquanto o primeiro dá volume e destaca as curvas da mulher, o segundo deixa a cauda mais solta.

É possível fazer a cauda sereia em diversos modelos de vestidos e resultado final ficará por conta do gosto da noiva. O estilo clássico é o tomara que caia, que valoriza o colo e também as ancas mais largas, característica típica da mulher brasileira.

Entretanto, se você quer que apenas a cauda chame atenção, uma maneira fácil e fina de disfarçar o colo é utilizando tule bordado ou com brilhantes. Outros modelos também podem ser feitos, já aproveitando este tecido, com mangas curtas, alça ou até mesmo mangas compridas com os mesmos detalhes.

Uma tendência entre os vestidos de noiva sereia é o frente única. As noivas podem abusar dos detalhes contornando as costas, já que ficam elegantes com a cauda diferenciada que o modelo oferece e podem chamar atenção de uma maneira muito discreta.

As caudas também podem ser feitas de maneiras diferenciadas em todos os modelos. O tule pode dar volume e compor várias camadas da saia se ela for mais curta, dando um ar mais moderno e despojado ao look da noiva.

Além disso, é possível apostar em uma saia sereia com cauda. Lindo, este modelo é semelhante ao clássico cauda longa e também consegue sair do convencional, sendo perfeito para as noivas que querem apostar em seu estilo e mostrar a personalidade no grande dia.

Uma forma de garantir brilho e elegância no visual é investir em detalhes em renda, brilhantes ou bordados na região da cauda. Desta forma, você irá chamar a atenção dos convidados da cabeça aos pés com muito estilo.

Alugue ou Compre seu Vestido de Noiva Sereia

Os casais que procuram um local de confiança para investir em todos os detalhes do casamento podem contar com a Feira da Noiva. O evento reúne os melhores comerciantes e lojistas do segmento, que oferecem desde decorações e buffet completo até roupas.

Os convidados também podem ficar tranquilos, pois é possível encontrar modelos de roupas para os padrinhos, as madrinhas, os pais dos noivos e para o restante dos convidados. Assim, todos podem ter um estilo único e arrasar no look da comemoração, com algo elegante, fino e que caia bem no corpo.

Mais do que isso, a Feira da Noiva é garantia de muito conforto e qualidade. Durante o evento, são servidos deliciosos aperitivos enquanto os participantes assistem aos desfiles de vestidos de noiva dos principais estilistas do ramo e ainda a apresentações de músicos consagrados.

Todo esse cuidado está associado ao melhor atendimento, já que uma consultora estará à disposição para ajudar noivos e convidados na escolha da roupa ideal para o grande dia. Um estilista também poderá desenhar um modelo exclusivo para você alugar ou comprar.

A Feira da Noiva acontece na Luz, região central da cidade de São Paulo, sendo um dos eventos mais conhecidos do segmento. Além disso, ela reúne os principais lojistas da famosa Rua das Noivas, a São Caetano, em apenas um local todos os domingos do ano.