A origem do vestido de noiva data da Grécia Antiga. Na época, a população acreditava e seguia o mito de Himeneu, deus do casamento, o qual dizia que a mulher deveria vestir branco e carregar um buquê, caso contrário o matrimônio seria rodeado por desgraças.

Foi no mesmo período que surgiu o costume das mulheres permanecerem ao lado esquerdo do homem durante a cerimônia. Assim, ele teria a mão direita livre para sacar e manusear a espada se algum dragão ou outro inimigo aparecesse e ameaçasse a noiva e os convidados.

Mesmo assim, o costume do vestido branco se perdeu. Na Idade Média, as mulheres utilizavam cores diversas para celebrar a união com seu pretendente, não havia um padrão estabelecido. Muitas delas optavam pelo modelo vermelho e com detalhes bordados para selar o matrimônio.

A cor branca voltou a ser tendência apenas no século 19, quando a rainha Vitória, do Reino Unido, utilizou um vestido de cetim branco com flores de laranjeira para compor seu look de noiva. A partir de então, as noivas da nobreza e da classe alta da sociedade começaram a seguir a realiza.

Entretanto, foi na década de 1920 que a tonalidade clara se concretizou como padrão internacional. O branco simbolizava a pureza das mulheres, que lutavam para conquistar mais direitos, e o romantismo do casal que estava celebrando a oficialização da união.



Modelos de Vestido de Noiva Tradicional

A moda do branco está presente em todos os modelos de vestido tradicional, pois ele se tornou um “padrão” para todas as noivas. Entretanto, não é utilizado apenas em cerimônias realizadas na igreja, mas também no casamento civil, ou seja, a união feita perante o juiz.

Eles, em sua maioria, têm saia e cauda longas, podendo trazer algum volume, como os modelos princesa. Além disso, dependendo do gosto da noiva e do local onde a cerimônia é feita, em locais muito religiosos, por exemplo, a manga longa pode ser uma opção.

É possível transformar o tradicional em diversos modelos, como os tomara-que-caia, com alça ou manga, e abusar de detalhes como rendas, bordados e pedrarias. As caudas podem ser feitas de diversas formas, sem perder o estilo, por exemplo os vestidos fluidos, rodados e evasês.

O vestido de noiva tradicional normalmente é confeccionado com bordados e pedrarias e sempre vem acompanhado de véu e grinalda, sem contar que ele nunca sai de moda. Perfeito para qualquer casamento, é uma peça considerada coringa para todas as noivas.

Alugue ou Compre seu Vestido de Noiva Tradicional

Para alugar ou comprar o seu vestido de noiva tradicional, além de outros modelos, nada melhor do que encontrar um local que reúna os mais importantes lojistas e estilistas da Rua das Noivas, a Rua São Caetano. É exatamente isto que a Feira da Noiva oferece a você!

Com inúmeros modelos de roupas para noivas, noivas, padrinhos e convidados, todos saem de lá satisfeitos. Mais do que isso, é possível encontrar especialistas que irão realizar e cuidar de todos os detalhes do grande dia, como buffets, locais para cerimônia e festa, entre outros.