Na hora de escolher o vestido de noiva ou os demais itens de um casamento, muitas noivas se deparam com o conceito trazido pela palavra vintage. Para quem não conhece, o termo diz respeito a elementos e tendências de outras épocas, recuperando os artigos de moda daquele período. Embora a palavra originalmente se refira aos itens originais de uma época passada, desenvolveu-se com o tempo a expressão “estilo vintage”, que remete a um produto novo feito de acordo com as tendências de moda de um certo período.

Atualmente, os vestidos de noiva vintage estão entre os modelos preferidos pelas noivas. Romântico e único, esse tipo de vestido combina com diversas formas de cerimônias e ambientes, sendo uma opção interessante para pessoas de diferentes estilos.



O charme do vestido de noiva vintage

O casamento é um momento especial na vida de muitas mulheres e, por isso, o vestido deve refletir toda a singularidade do momento. O vestido de noiva vintage é uma das opções mais pedidas pelas mulheres de todo o mundo, já que transmitem muito romantismo e elegância, ao mesmo tempo em que se torna um modelo charmoso e bonito para o casamento.

A possibilidade de resgatar em épocas passadas o modelo ideal também ajuda a ampliar as possibilidades de escolha da noiva, já que muitas são as tendências que podem ser seguidas. Além do vestido em si, o estilo vintage também abre inúmeras possibilidades para a cerimônia, uma vez que se pode utilizar a época a qual o vestido remete como ponto de partida para a escolha da decoração e dos demais elementos da festa.

Modelos de vestido de noiva vintage

Como o vestido de noiva vintage retoma o estilo de uma certa época, é possível encontrar modelos variados, já que eles podem seguir as tendências de qualquer período. Dessa maneira, um vestido de noiva inspirado nos anos 1920 terá o corte mais reto e grande riqueza de detalhes, como pedrarias e bordados, enquanto um vestido vintage inspirado nos anos 1930 será mais rodado e com tecidos mais chamativos, embora com menos adornos.

Muitas noivas optam por vestidos dos anos 1940, que têm uma aparência mais discreta e reta, mantendo a elegância dos cortes e acessórios mais cuidadosos, como chapéus e luvas. Já os vestidos dos anos 1950 estão entre os mais procurados: saias rodadas, cinturas marcadas e muita ousadia permeiam a essência desses vestidos, que podem ainda ser acompanhados por véus curtos, chapéus e lenços.

Em contrapartida, os anos 1960 trouxeram à moda vestidos de mangas longas e modelagens mais justas, além da faixa na cintura que muitos dos modelos atuais ainda trazem. Como acessórios, a moda era usar véus longos e coroas de flores, bem como tiaras e outros arranjos de cabelo.

A década de 1970 tornou-se conhecida pela luta pelo amor livre e pela ruptura com as regras antigas. Nessa época, os vestidos eram geralmente soltos e rendados, em estilo hippies. Também era comum que as noivas usassem bandanas ou fitas nos cabelos, que costumavam vir soltos e, na maioria das vezes, com cachos ou ondas.

Marcados pelo exagero e pela extravagância, os anos 1980 representaram um marco na moda mundial ao trazer vestidos de noiva armados, brilhantes e com as mangas bufantes que tanto fizeram sucesso na época. Um dos maiores ícones da época foi o vestido que princesa Diana usou em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981. O enorme véu, a cauda de 7,5 metros e a saia volumosa tornaram-se itens conhecidos por todas as noivas da época, que se encontram ainda hoje nos vestidos inspirados nessa época.

Se, nos anos 1980, o exagero era a maior pedida, a década seguinte ficou conhecida pela sobriedade dos modelos de vestidos de noiva. A modelagem mais reta e o uso moderado de brilhos tornaram os vestidos da época mais discretos e simples. A tendência permaneceu até o início dos anos 2000, quando passou ao ser aos poucos substituída por uma maior liberdade de modelos e estilos. Cortes ousados e modernistas foram bastante comuns na década, bem como a maior possibilidade de cores e acessórios.

Atualmente, não existe uma regra no que diz respeito aos vestidos de noiva. Os estilos variados são usados por noivas de todas as idades e preferências, que têm uma ampla gama de escolhas. Os modelos de vestidos de noiva vintage fazem sucesso justamente por oferecerem estilos diferentes e únicos às noivas, que encontram nos modelos as tendências que fizeram sucesso no passado e continuam a encantar mesmo após diversas décadas.