Apesar de o casamento ser um dos eventos mais tradicionais do Ocidente, isso não quer dizer que os costumes são os mesmos desde a sua criação. Com o passar dos anos, os noivos começaram a colocar mais identidade nas festas, como o bolo decorado, o estilo do evento, que pode acontecer na praia por exemplo, até o tão popular vestido de noiva.

Para se ter uma ideia, na Idade Média, quando começou efetivamente a tradição do casamento, a noiva usava um vestido vermelho todo bordado e um véu branco com detalhes em dourado. O branco só se tornou popular em meados do século XIX, por causa da rainha Vitória, que se casou com essa cor. A partir daí o branco passou a ser visto como sinônimo de pureza, e ser vestido pela maior parte das mulheres das gerações seguintes.

O modelo do vestido também variou bastante. Enquanto nos séculos passados, as mulheres escolhiam peças que tinham várias camadas de tecido, tornando o vestido volumoso, atualmente, as noivas têm prezado mais pela leveza da vestimenta e pelo estilo minimalista. Cada noiva quer se sentir única nesse dia tão especial, por isso, todos os anos as marcas preparam novidades incríveis para esse momento.



Vestidos modernos

Para saber se um vestido é moderno, basta reparar no que está acontecendo no universo da moda como um todo e nos costumes populares. O boho chic, por exemplo, que é um estilo voltado para o hippie dos anos 70 está em alta. Essa é uma excelente opção para quem pretende fazer a cerimônia na praia ou curte o estilo mais romântico.

Os filmes e novelas também dão pistas de vestidos bonitos e atuais. Para fazer a escolha certa, observe se a peça valoriza o seu tipo físico e se tem a ver com a festa. Nem sempre o que é moderno é a melhor opção, embora, o mercado tenha cada vez mais vestidos diferentes e que saem do lugar comum.

Prova disso é que o branco já não é mais a cor predominante dos casamentos. As noivas que querem inovar podem optar por um modelo azul ou lilás, por exemplo. O mercado está preparado para atender aos mais diversos gostos e necessidade dos noivos.

Os mais lindos vestidos de casamento de 2015

Em 2015, o bordado teve grande destaque. Nos vestidos brancos, esse vestido foi utilizado para dar um toque ainda mais romântico ao visual. O vestido bordado da coleção Georges Hobeika Alta Costura Outono Inverno 2015 foi um dos modelos mais bonitos e, consequentemente, serviu de inspiração para muitas noivas.

A renda também esteve em alta, não apenas nas passarelas. A atriz Sophie Charlotte, que se casou com o ator Daniel de Oliveira, optou por um belíssimo vestido rendado. As aplicações no modelo ajudaram a disfarçar a barriguinha de grávida da noiva, e contribuíram com o charme do vestido.

Outra atriz que deu o que falar por causa do vestido foi a Sofia Vergara. No casamento, a estrela usou um vestido branco com tomara-que-caia coração, saia evasê e calda longa. Assim como o modelo de Sophie Charlotte, o de Sofia Vergara era todo rendado, o que garantiu charme ao look.

Os vestidos de noiva sereia estiveram bastante presentes em desfiles de grife, como o Kenneth Pool 2015. Acetinado, focos ou repletos de detalhes, a saia sereia é chique e lembra os famosos contos de fada da Disney. Em virtude disso, esse modelo foi tão popular em 2015 e, provavelmente, continuará em alta.

Retornar ao passado também é um jeito de recriar o presente e o futuro. Os vestidos greco-romanos, cuja influência são as sociedades gregas e romanas antigas, fizeram bastante sucesso nesse ano. A ideia desse visual é uma peça minimalista, cujo decote tomara-que-caia ou regata transpassada deixa a noiva elegante e pronta para curtir a festa, já que é um modelo simples e leve.

Na moda 2015, os vestidos de noiva curtos tiveram seu destaque, mas com detalhes especiais, inspirados, inclusive, na realeza. Ao contrário das peças mais simples de alça, as mangas ganharam acabamento em renda. Alguns modelos incluiram até mini-peplum, que são aqueles pequenos babados na saia, para compor looks mais hippies.

Resumindo, 2015 foi um ano do redescobrimento de modas passadas e da criação de looks mais no estilo princesa. Como grande parte das noivas optam por usar apenas um vestido durante toda a festa, escolher um modelo que seja confortável e leve permite que as mulheres possam dançar e divertir à vontade.

Tule, cetim e rendas floral foram alguns dos detalhes que deixaram os vestidos mais fofos e charmosos. Daqui para a frente, a expectativa é que o conforto e a leveza continuem como ideais para os vestidos, que a cada ano terá novidades surpreendentes para todos os tipos de noiva.

Onde encontrar vestido de noiva 2015

Se você se apaixonou por algum vestido de noiva 2015 e quer usá-lo em seu casamento, confira as opções da Rua das Noivas, no Centro de São Paulo. Esse é o comércio voltado para o casamento mais famoso do país e funciona de segunda a sábado. Caso não seja possível ir durante a semana ou queira entrar mais em contato com os lojistas, a opção é visitar a Feira das Noivas, que as lojas da Rua das Noivas participam aos domingos. Certamente, você irá encontrar nesses lugares o vestido que deseja, independentemente do ano que tenha sido lançado e da cor.

Na Rua das Noivas e na Feira das Noivas, também é possível encomendar o próprio vestido. Escolhe já a peça que irá marcar essa data tão especial!