O vestido de noiva é uma tradição presente nos matrimônios há muito tempo e foi passando de geração a geração, entre culturas e povos diferentes que foram disseminando e modificando a comemoração do dia especial. Na Grécia Antiga, as pessoas acreditavam que a combinação de véu, vestido de noiva e buquê traria um bom casamento e a proteção dos deuses contra o mau olhado, a inveja e a cobiça de outros homens.

Com o passar tempo e as influências de outras culturas, o vestido de noiva foi ganhando novas configurações e sentidos, mas o seu uso sempre foi adotado para enfatizar a beleza da noiva. A partir disso, novos modelos foram surgindo e estabelecendo-se na moda atual, como os vestidos modernos que fazem referência aos estilos mais clássicos ou aqueles que fogem totalmente do tradicional.

Descubra os mais diferentes modelos de vestido de noiva

Como cada mulher tem uma personalidade diferente, há diversos modelos de vestido de noiva disponíveis tanto para quem quer inovar no estilo quanto para as noivas mais discretas e tradicionais.

Os vestidos de noiva diferentes costumam ser os mais pedidos para casamentos na praia ou no campo. Nesses ambientes, é possível optar por vestidos curtos ou com fenda, que tenham um caimento mais solto e promovem leveza ao caminhar. A noiva terá mais liberdade, sem a preocupação de sujar o vestido. Os modelos de vestido com saia evasê também combinam muito com ambientes ligados à natureza.

E por falar em fendas e vestidos curtos, quem tem tatuagens pode escolher mostrá-las durante a cerimônia. Para tatuagem nas costas, há modelos com abertura; nos braços, os modelos com alça ou ombro a ombro com manga curta; no colo ou nos ombros, vestido tomara que caia; sem falar que, em muitos casos, a cor branca pode salientar a beleza da tatuagem.

O modelo hippie é inspirado na paz e tem como principais características a saia longa com renda ou em crochet, muitas vezes acompanhando flores; é leve, por isso é comum que seja um vestido de alcinha e confeccionado com um tecido fino que dê uma certa transparência, conferindo mais glamour ao visual.

Já que a noiva decide qual vestido usará, ela também pode escolher a cor. Mesmo que o branco seja uma tendência que existe desde o século XIX - inspirado na rainha Vitória, do Reino Unido, que usou um vestido de noiva em cetim branco -, atualmente muitas noivas têm optado por novas cores, como o amarelo, o rosa bebê, o azul claro e o verde. A cor do vestido também pode ser escolhida para realçar a beleza da noiva e a maquiagem ou para combinar com o tema ou local da cerimônia.

Durante a Feira da Noiva, que acontece todos os domingos, você pode conferir os mais diversos modelos de vestidos de noiva, desde os mais diferentes e modernos até os clássicos e tradicionais. O evento reúne as peças das melhores lojas da Rua São Caetano, a famosa Rua das Noivas, na cidade de São Paulo. Além disso, estão presentes empresas especializadas em serviços para fazer as festas de casamento para tratar de assuntos como buffet, convites, lembrancinhas, decoração, trilha sonora, alianças e muito mais.